JAPERI - O Ministério Publico do Rio instaurou na segunda-feira (13) um inquérito civil para apurar denúncias sobre ausência de tratam...
JAPERI - O Ministério Publico do Rio instaurou na segunda-feira (13) um inquérito civil para apurar denúncias sobre ausência de tratamento, inclusive o preventivo, para internos dos presídios de Japeri, na Baixada Fluminense.
O pedido foi feito pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana para detentos do Presídio João Carlos da Silva, da Penitenciária Milton Dias Moreira e da Cadeia Pública Cotrim Neto. Nesta última unidade, presos com sintomas de gripe já haviam sido isolados em março.
A promotoria pediu à secretaria de saúde do município que informe até a próxima sexta-feira (18) como a covid-19 está sendo enfrentada nas unidades prisionais de Japeri, se há a separação de presos e infectados e se houve algum protocolo pada encaminhamento destes últimos para tratamento.
Japeri, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, possui três casos confirmados e nenhum óbito notificado. A internação de um diretor de presídio com sintomas suspeitos do coronavírus e o afastamento de 120 agentes por pertencerem a grupos de risco preocuparam a OAB-RJ e o Sindicato dos servidores do Sistema Penal.
Via G1
COMENTÁRIOS