Decreto do governo do RJ afasta Iabas da gestão dos hospitais de campanha do estado

SAÚDE -  Por atraso nas obras, contrato com a Organização Social será rescindido. Fundação Estadual de Saúde será responsável pel...


SAÚDE - Por atraso nas obras, contrato com a Organização Social será rescindido. Fundação Estadual de Saúde será responsável pela conclusão das obras e gestão das unidades.

O governador Wilson Witzel (PSC) assinou, no final da noite desta terça-feira (2), um decreto afastando a Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) da construção e gestão dos sete hospitais de campanha do estado.

O motivo para a decisão foi o atraso para a conclusão das obras. Na madrugada desta quarta (3), carros da PM foram posicionados na porta dos hospitais.

O governo havia prometido todas as unidades em operação até o dia 30 de abril. Mais de um mês depois deste prazo, apenas parte de uma delas, a do Maracanã, está aberta.

Após sucessivos adiamentos e justificativas, as demais nem sequer têm data de inauguração:

São Gonçalo - adiado quatro vezes
Nova Iguaçu - adiado cinco vezes
Duque de Caxias – prometido para segunda (1), mas não entregue
Nova Friburgo - prometido para domingo (7)
Campos dos Goytacazes - prometido para o dia 12 de junho
Casimiro de Abreu - prometido para 18 de junho

A Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) informou que vai emitir uma resolução oficial suspendendo qualquer repasse ao Iabas.

Fundação assume

De acordo com o decreto, as unidades exclusivas para o enfrentamento da Covid-19 serão controladas pela Fundação Estadual de Saúde, que deverá assumir a conclusão das obras e a gestão de todas as unidades de saúde temporárias.

A Fundação deverá requisitar os bens e serviços necessários ao combate à pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde do RJ também está autorizada a aplicar sanções e adotar outras medidas para resguardar e ressarcir o patrimônio público, inclusive, buscando a Justiça para bloquear bens e serviços da organização social.

Suspeita de fraude

O governo do estado anunciou R$ 1 bilhão para o combate à Covid-19. A maior parte desse orçamento -- R$ 836 milhões -- foi destinada para o Iabas em contratos emergenciais, sem licitação, para hospitais de campanha.

Foram prometidas sete unidades em pleno funcionamento até o dia 30 de abril, mas nenhuma foi aberta no prazo.

A empresa é investigada pela Polícia Federal por possíveis fraudes nos contratos envolvendo os hospitais de campanha.

A Operação Placebo, deflagrada no último dia 26, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão -- um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel, e outro na casa dele no Grajaú.

No último dia 27, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu todos os pagamentos da Secretaria de Estado de Saúde para a organização social Iabas.

Reunião com a inciativa privada

Na tarde desta terça-feira, uma reunião entre membros da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, do Iabas e de representantes da iniciativa privada aconteceu para buscar uma solução para o impasse envolvendo os hospitais de campanha. A ideia era transferir a conclusão das obras para empresários do setor da saúde.

No encontro, o Iabas entregou todos os detalhes da operação dos contratos dos hospitais de campanha, dos preços contratados e da infraestrutura instalada.

Segundo nota divulgada à imprensa, os representantes da iniciativa privada pediram sete dias para analisar e definir o formato de ingresso na operação. Contudo, o grupo informou não ser possível assumir os hospitais de campanha antes de pelo menos 30 dias.

Via G1

COMENTÁRIOS

Nome

24º BPM,12,63ª DP,1,Abastecimento de Água,1,Ação Social,4,Acidente,2,acontecimento,8,Agressão,1,água,2,aniversário,1,Arco Metropolitano,3,Assalto,1,assassinato,4,Aterro de Nova Belém,1,Auxilio Emergencial,3,Baixada Fluminense,14,Baixada Fluminense,115,Bancos,1,Belford Roxo,1,Bolsa Família,1,Bolsonaro,1,Caixa,3,Caixa Econômica,1,Câmera de Vereadores,1,cedae,6,Cidadania,2,Coleta de Lixo,1,Combustível,1,Conselho Tutelar,4,CoronaVirus,3,Coronavírus,11,Correios,1,Corrupção,1,Covid19,1,Cras,1,CREAS,1,Creche,1,Crime Ambiental,1,cultura,1,Curso,2,Denúncia,1,Desaparecido,1,Detran-RJ,1,DHBF,2,Dica,1,Drogas,1,Duque de Caxias,1,Economia,11,Educação,16,Eleições,1,Eleições 2020,2,Emprego,2,Engenheiro Pedreira,3,Escola,4,esporte,4,Estudante,2,Estupro,1,Evento,1,Feriado,1,Governador,1,Greve,1,Home,1,Homem,10,Homicídio,4,Hospital,4,Idoso,1,Incêndio,7,Itaguaí,2,Japeri,196,Lazer,1,Light,1,Limpeza,1,Magé,1,Meio Ambiente,4,Merenda,2,Mesquita,1,Morte,3,Mulher,2,Nilópolis,2,Nova Iguaçu,4,Obras,5,Paracambi,2,Perseguição,1,Policia,2,Polícia,64,Policia Civil,2,Polícia Civil,1,política,11,Politíica,1,Prefeito,2,Prefeitura,2,presídio,2,Preso,7,Prisão,11,Queimados,1,Rio de Janeiro,1,Roubo,6,Saneamento,1,São João de Meriti,1,saúde,26,Segurança,2,Sequestro,1,Sérgio Moro,1,SuperVia,10,Tentativa de Assalto,1,trabalho,1,Tráfico de Drogas,16,Trânsito,1,Transporte,1,Trem,3,Troca de Tiros,2,Turismo,1,UPA,1,Wilson Witzel,2,
ltr
item
Notícias de Japeri: Decreto do governo do RJ afasta Iabas da gestão dos hospitais de campanha do estado
Decreto do governo do RJ afasta Iabas da gestão dos hospitais de campanha do estado
https://1.bp.blogspot.com/-FLYj2Rf23pw/Xtfb0yrfb5I/AAAAAAABMLI/rwofGgwmWA43UYkgwRPbPW8OwgwOG2hwwCLcBGAsYHQ/s640/0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-FLYj2Rf23pw/Xtfb0yrfb5I/AAAAAAABMLI/rwofGgwmWA43UYkgwRPbPW8OwgwOG2hwwCLcBGAsYHQ/s72-c/0.jpg
Notícias de Japeri
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/06/decreto-do-governo-do-rj-afasta-iabas.html
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/06/decreto-do-governo-do-rj-afasta-iabas.html
true
6104975093051984055
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum postagem VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO SEARCH MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo