Redes sociais ajudam a manter vivo o sonho de empreender

Empresária de Baixada Fluminense quase vai à falência durante a pandemia e encontra na internet uma saída para dar fôlego ao negócio ...


Empresária de Baixada Fluminense quase vai à falência durante a pandemia e encontra na internet uma saída para dar fôlego ao negócio

BAIXADA - Pequenos e grandes negócios sofreram duros golpes por causa da pandemia do coronavírus. Para Jaciana Melquiades, 36, idealizadora da marca "Era Uma Vez o Mundo", a primeira loja exclusiva de bonecas negras do país, o abalo foi quase fatal. Inaugurada no ano passado, o empreendimento ia bem. Mas, com o fechamento do comércio durante a quarentena ela se viu tendo quase que fechar as portas. Para manter seu sonho vivo, a empresária teve que se adaptar à nova realidade e investir nas redes sociais para alavancar as vendas. 

Os investimentos estavam dando certo e o dinheiro estava começando a retornar, mas com a pandemia a procura pelas bonecas despencou. Das duas lojas físicas, inauguradas em 2019, e outros pontos de venda na cidade, apenas um local está aberto, respeitando as medidas sanitárias. Foi nesse cenário que uma postagem nas redes sociais, desabafando sobre o risco de falência, ajudou a reerguer a loja.

"Quando a pandemia chegou, nós tínhamos dois meses de caixa para funcionar e não dispensar nenhum dos nossos 11 funcionários. A postagem que fiz foi quando atingimos o limite, não estávamos conseguindo vendas no site, até por uma questão de prioridade das pessoas, acredito. O post acabou viralizando, muitas pessoas compartilharam e as vendas aumentaram, o que deu um fôlego para nós. Com isso estamos conseguindo manter os funcionários e a saúde financeira".

Foi assim que a empreendedora viu a força das redes sociais e, apesar das dificuldades, mergulhou de cabeça para investir nas vendas online. O número de vendas aumentou 200%.

Apesar da melhora nas vendas, as dificuldades ainda existem. "Está sendo mais difícil o trabalho, porque temos apenas as redes sociais para executar todas as propostas. Mas, com isso, eu tenho feito muitas conexões com pessoas diferentes para conseguir levar o nome da Era Uma Vez o Mundo cada vez mais longe".

Sobre o futuro, Jaciara conta que ainda é incerto e que o desafio tem sido diariamente. "Nós estamos sobrevivendo mês a mês e buscando, através das redes sociais, novas vendas para podermos continuar".

Nascimento da marca

A Era Uma Vez existe desde 2013 e começou com Jaciana fazendo brinquedos para seu filho. Além disso, juntamente com o coletivo Meninas Black Power, ela levava as peças para falar sobre diversidade com crianças em escolas. Aos poucos ela começou a vender para professores, e em seguida, abriu uma loja virtual para ampliar seu alcance. Ao longo do tempo, o empreendimento foi ganhando visibilidade e crescendo. 


"Percebi uma falta de materiais didáticos, materiais lúdicos, falta de brinquedos educativos e que tivesse uma representatividade, uma identidade negra. Estava em busca por referências negras para o Matias (filho dela). Aí comecei a fazer algumas coisas para ele, como decoração de quarto, boneco e tudo que a gente não conseguia comprar para ele nas lojas. Aos poucos, comecei a fazer não só para mim ou para trabalhar em sala de aula, comecei a fazer para vender", relembra.

Por ser um negócio de impacto social, Jaciana busca atribuir conceitos à sua atuação. A base do projeto é a representatividade e por isso o foco é produzir apenas boneca negras. 

"Essa proposta de manter a exclusividade de bonecas negras no meu negócio, o torna ainda mais desafiador. Porque eu estou propondo a construção de um mundo em que pessoas negras existem, e querem igualdade de condições. Eu não estou me utilizando do discurso que nós (pretos) queremos ser incluídos em um espaço, minha proposta é a construção coletiva de um mundo em que a gente exista, inteiro. Um mundo também nosso, e não um que eu tenha que me adequar para fazer parte", ressalta.

Muito além de ser uma loja

A Era uma Vez o Mundo vai além da venda de brinquedos, há um trabalho educativo em escolas da Baixada Fluminense, oficinas para alunos e professores em que são abordados temas como a diversidade racial e propostas de ferramentas para uma educação antirracista.

"Acredito muito no poder da educação. Por isso realizo essa atuação nas escolas públicas, e dou prioridade para Baixada, pois é um lugar de afeto para mim, um local que tenho o sonho de ajudar a torná-lo melhor", afirma Jaciana.

Via: O Dia

COMENTÁRIOS

Nome

24º BPM,12,63ª DP,1,Abastecimento de Água,1,Ação Social,4,Acidente,2,acontecimento,8,Agressão,1,água,2,aniversário,1,Arco Metropolitano,3,Assalto,1,assassinato,4,Aterro de Nova Belém,1,Auxilio Emergencial,3,Baixada Fluminense,14,Baixada Fluminense,112,Bancos,1,Belford Roxo,1,Bolsa Família,1,Bolsonaro,1,Caixa,3,Caixa Econômica,1,Câmera de Vereadores,1,cedae,6,Cidadania,2,Coleta de Lixo,1,Combustível,1,Conselho Tutelar,4,CoronaVirus,3,Coronavírus,11,Correios,1,Corrupção,1,Covid19,1,Cras,1,CREAS,1,Creche,1,Crime Ambiental,1,cultura,1,Curso,2,Denúncia,1,Desaparecido,1,Detran-RJ,1,DHBF,2,Dica,1,Drogas,1,Duque de Caxias,1,Economia,11,Educação,16,Eleições,1,Eleições 2020,1,Emprego,1,Engenheiro Pedreira,3,Escola,4,esporte,4,Estudante,2,Estupro,1,Evento,1,Feriado,1,Governador,1,Greve,1,Home,1,Homem,10,Homicídio,4,Hospital,4,Idoso,1,Incêndio,7,Itaguaí,2,Japeri,193,Lazer,1,Light,1,Limpeza,1,Magé,1,Meio Ambiente,4,Merenda,2,Mesquita,1,Morte,3,Mulher,2,Nilópolis,2,Nova Iguaçu,4,Obras,5,Paracambi,2,Perseguição,1,Policia,2,Polícia,64,Policia Civil,2,Polícia Civil,1,política,11,Prefeito,2,Prefeitura,2,presídio,2,Preso,7,Prisão,11,Queimados,1,Rio de Janeiro,1,Roubo,6,Saneamento,1,São João de Meriti,1,saúde,25,Segurança,2,Sequestro,1,Sérgio Moro,1,SuperVia,10,Tentativa de Assalto,1,trabalho,1,Tráfico de Drogas,16,Trânsito,1,Transporte,1,Trem,3,Troca de Tiros,2,Turismo,1,UPA,1,Wilson Witzel,2,
ltr
item
Notícias de Japeri: Redes sociais ajudam a manter vivo o sonho de empreender
Redes sociais ajudam a manter vivo o sonho de empreender
https://1.bp.blogspot.com/-_ROQR5YlnsU/XzKQzYPMXqI/AAAAAAAAER8/2b1zjMRhZlQdGqjvrhMfjCrf_nGIlE6vwCLcBGAsYHQ/s640/Ja.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-_ROQR5YlnsU/XzKQzYPMXqI/AAAAAAAAER8/2b1zjMRhZlQdGqjvrhMfjCrf_nGIlE6vwCLcBGAsYHQ/s72-c/Ja.jpg
Notícias de Japeri
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/08/redes-sociais-ajuda-mantem-vivo-o-sonho.html
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/08/redes-sociais-ajuda-mantem-vivo-o-sonho.html
true
6104975093051984055
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum postagem VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO SEARCH MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código odos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo