POLITÍCA - A busca por votos tem encorajado a criatividade de alguns pré-candidatos a vereador no município do Rio de Janeiro, Baixada Flum...
POLITÍCA - A busca por votos tem encorajado a criatividade de alguns pré-candidatos a vereador no município do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e outros estados. Desconhecidos do eleitorado — e poucos veteranos — apostam em nomes engraçados para divulgar suas candidaturas na tentativa de ampliar a votação nas eleições municipais deste ano.
Akon, Martinho da Vila e Chimbinha. Pode parecer a line-up de um festival de música, mas é só uma lista de alguns dos nomes utilizados por candidatos.
Inspirado pelo cantor e rapper de R&B norte-americano, Leandro Faustino de Carvalho, o 'Preguinho Akon', tenta se eleger vereador em Belford Roxo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Essa é a primeira eleição que ele disputa. Martinho dos Santos, o 'Martinho da Vila', também é novato. O pré-candidato com nome de sambista concorrerá a uma posição como vereador, em Japeri, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Quem também se inspirou em uma personalidade famosa foi André Ricardo dos Santos Dias (DEM), autonomeado como 'Chacrinha', o famoso apresentador da televisão brasileira. Em 2016, ele disputou a vaga de vereador pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), mas não foi eleito. Claudio Manuel Marques de Santa também está surfando na onda das celebridades. O 'Chimbinha', mas não o antigo guitarrista da banda Calypso, tenta uma vaga na Câmara de Vereadores de Queimados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Claudio Manuel Marques de Santa, o Chimbinha, embarcou na onda de nomes famosos tenta uma vaga na Câmara de Vereadores de Queimados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
No Rio de Janeiro, os nomes vão do âmbito religioso, atravessam o mundo animal e chegam no culinário. Um pré-candidato do Partido Progressista (PP) que aposta no codinome diferente é Aralton Nascimento Lima Junior, que tentará vaga na Câmara de Vereadores do munípio. Ele encontrou uma forma de encurtar sua identificação em seu nome de urna e se auto intitulou, um tanto imodesta, como ‘Advogado de Deus’.
O pré-candidato a vereador do (PP) Aralton Nascimento Lima Junior, se autointitula como 'Advogado de Deus'.
Influenciado pelas discussões sobre a saúde em meio a pandemia da Covid-19, o técnico de enfermagem Edson Leite dos Santos, o 'Edson a Saúde Pede Socorro', também tenta uma vaga na Câmara do município. É a primeira eleição do pré-candidato do Podemos. Quem também clama por ajuda no nome da urna é a sua colega de partido, Maria da Conceição de Carvalho, a 'Maria do Méier Pede Socorro' e Norma Sueli Costa Ferreira de Andrade, a 'Socorro do Povo Norma Sueli', do Republicanos.
Outros nomes engraçados e representantes do espírito fluminense chamaram a atenção como a Jorilda Quintina de Oliveira, a 'Jô de Del Castilho K entre Nós' (Cidadania), Saldoval Costa Soares, o 'Sandoval Tá Lindão (PSC), Elton Vaz Pereira, o 'Frango Bombeiro' (PL), Cristiana Rosa Clemente, a 'Cristiana Rosa Mãe dos Dez Reais' (PRTB) e Christianne Duarte Garoiu, a Chris das Quatro Patinhas (PL).
O pré-candidato a vereador do Rio de Janeiro Elton Vaz Pereira, o 'Frango Bombeiro' (PL).
‘Nome engraçado não é aleatório’, avalia especialista em marketing político
Eles não são parentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, em um ambiente de acirramento da disputa eleitoral, candidatos a vereadores escolheram o termo “Bolsonaro” para chamar atenção às urnas. Exibindo a camisa do Brasil na foto de urna, o capitão do 16º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, Genivaldo de Souza Araujo, autonomeado ‘Capitão de Bolsonaro’ (Avante), disputará uma vaga na Câmara Municipal de Salvador.
Genivaldo de Souza Araujo, autonomeado ‘Capitão de Bolsonaro’ (Avante), disputará uma vaga na Câmara Municipal de Salvador.
Segundo dados levantados pelo SONAR com informações do preliminares do TSE, 31 pré-candidatos se registraram como um “Bolsonaro” para concorrer nas eleições municipais deste ano. Ao todo, 29 candidatos a vereador, um a prefeito e um a vice-prefeito optaram pelo nome da família presidencial nas urnas.
Procurado para explicar o porquê do denominação em entrevista por telefone feita com O GLOBO, Genivaldo se limitou a dizer que foi uma decisão alinhada com o partido e enviou fotos elogiosas sobre o presidente. Já o Avante informou o contrário, que o pré-candidato escolheu o nome de urna. O motivo, segundo a sigla, é o perfil bolsonarista e 'patriota' do militar. Genivaldo terá a companhia de Wanderson Matozinhos de Souza, o ‘Decinho Bolsonaro do Barreiro’ (PP), que concorrerá à Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A especialista em marketing político Fernanda Galvão explica o porquê da escolha de termos ousados pelos pré-candidatos:
— A seleção de nomes engraçados não é aleatória. Eles ajudam no processo de adesão ao candidato, por serem termos familiares e de construção do imaginário coletivo, e de terem a ver com os valores individuais. Por exemplo, quando a Martha Rocha coloca "delegada" no nome, ela cresce em pesquisa. Por que? Pois remete à segurança, que é um tema importante para a população — explica.
Por conta da pandemia da Covid-19, a data das eleições foi alterada e os registros de candidatura vão até sábado, dia 26 de setembro. Até lá, mais nomes curiosos podem surgir.
Outros nomes:
Capitã Cloroquina (Avante) - Rio de Janeiro (RJ)
Soldado do Povo (PMB) - Magé
Boneco - (PMN) - Magé
Dias Melhores Virão (PMB) - Queimados
Sallim Solução Amor no Coração (Avante) - Rio de Janeiro (RJ)
Magal Um Cara Legal (DEM) - Guapimirim
Zé Gotinha (Republicanos) - Guapimirim
Cabeça (PL) - Rio de Janeiro
Edi Só Vitória (PSC) - Rio de Janeiro
Lorena A Morena do Açaí (PROS) - Rio de Janeiro
Salomão Superação (PODE) - Rio de Janeiro
Via: Jornal Extra
COMENTÁRIOS