Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava gasolina de dutos da Petrobras e usava até batedores

JAPERI - O furto de combustível de um duto da Petrobras no começo do ano, em Japeri, na Baixada Fluminense, fez com que a Polícia Civil desc...


JAPERI - O furto de combustível de um duto da Petrobras no começo do ano, em Japeri, na Baixada Fluminense, fez com que a Polícia Civil descobrisse uma rede de criminosos que tinha como alvos os poços da empresa em diversos municípios do Rio. O bando utilizava vários meios para driblar a polícia e fiscais. Na manhã desta quarta-feira, a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) faz a operação Baú para desarticular a quadrilha que, em pouco menos de nove meses, causou prejuízo de mais de R$ 1 milhão. A quadrilha usava até batedores no transporte do material furtado.

Ao todo estão sendo cumpridos sete mandados de prisão contra a organização criminosa. Até agora, seis suspeitos foram presos. Um dos alvos, Wagner Rodrigues, morador da Mangueirinha, em Duque de Caxias, chegou a fazer a própria família refém durante o cumprimento de mandado de prisão. Com o suspeito, os agentes aprenderam um revólver 38.

Torneira instalada pela quadrilha para furtar combustível de duto Foto: Divulgação / Polícia Civil

Segundo o delegado André Rosa Leiras, titular da DDSD, pelo menos três perfurações foram feitas pelo bando nos últimos meses. Para o crime, o grupo escavava os dutos e colocava uma espécie de bica para roubar a gasolina.

— Era (uma quadrilha) especializada em roubar dutos subterrâneos. É uma manobra arriscada para as pessoas e para o meio ambiente. Eles tentavam de toda forma ludibriar as investigações. Para fazer um transporte do combustível, adaptaram tanques plásticos em um caminhão-baú, o que é irregular e perigoso para burlar. Por usarem um caminhão-baú e ter olheiros, eles passavam batidos. Membros da organização iam na frente para garantir o traslado, avisando de possíveis blitzes ou fiscalizações — disse Leiras.

Segundo o delegado, “o prejuízo é grande para a Petrobras, já que tem uma interrupção momentânea do fluxo dos dutos e o gasto com a troca do material. Nessa investigação, não ficou comprovado a participação de funcionários da Petrobras.

— Essa organização não contava com nenhum colaborar da Petrobras. Eles tinham modos para fazer isso de forma independente. Outras organizações também são investigadas. É importante ressaltar: a Polícia Civil está atenta aos que furtam — todos estão mapeados, mas buscamos identificar os receptores.

Grupo usava batedores

Ao longo de nove meses, os investigadores descobriram que, durante a perfuração dos dutos da Petrobras em Japeri, bandidos armados protegiam a operação de retirada dos combustíveis. O esquema de segurança da quadrilha incluía até batedores, que vinham à frente do caminhão com o material furtado, para avisar sobre a presença de policiais na estrada. A investigação aponta que todos os envolvidos tinham um papel específico e tinham peso igual na hierarquia da quadrilha.

Tanques em que a quadrilha transportava combustível furtado em caminhão-baú 
Foto: Polícia Civil

Os investigadores cumprem mandados de prisão em Japeri e também em Duque de Caxias, municípios da Baixada Fluminense. Além de Itaguaí, na Região Metropolitana.

O inquérito da Polícia Civil diz que, além do prejuízo financeiro, somam-se relevantes danos ambientais, "como derramamento de petróleo no solo e risco de explosão, colocando em risco de morte um grande número de pessoas; e de graves problemas operacionais, como a paralisação do fluxo do transporte de combustível e a necessidade de realização de obras para a recomposição dos dutos”.

Segundo a Polícia, o grupo furtava gasolina tipo A, a mais pura, que era tratada e revendida para postos sem bandeira.

Via: Jornal Extra

COMENTÁRIOS

Nome

24º BPM,13,63ª DP,1,Abastecimento de Água,1,Ação Social,4,Acidente,2,acontecimento,8,Agressão,1,água,2,aniversário,1,Arco Metropolitano,3,Assalto,1,assassinato,4,Aterro de Nova Belém,1,Auxilio Emergencial,3,Baixada Fluminense,22,Baixada Fluminense,129,Bancos,1,Belford Roxo,1,Bolsa Família,1,Bolsonaro,1,Caixa,3,Caixa Econômica,1,Câmera de Vereadores,2,Carro Roubado,1,cedae,6,Cidadania,2,Coleta de Lixo,1,Combustível,1,Conselho Tutelar,4,CoronaVirus,3,Coronavírus,12,Correios,1,Corrupção,1,Covid19,1,Cras,1,CREAS,1,Creche,1,Crime Ambiental,1,cultura,1,Curso,2,Denúncia,1,Desaparecido,1,Detran-RJ,1,DHBF,2,Dica,1,Drogas,3,Duque de Caxias,1,Economia,11,Educação,16,Eleição,1,Eleições,1,Eleições 2020,2,Emprego,2,Engenheiro Pedreira,3,Escola,4,esporte,4,Estudante,2,Estupro,1,Evento,1,Feriado,1,Governador,1,Greve,1,Home,1,Homem,12,Homicídio,4,Hospital,4,Idoso,1,Incêndio,7,Itaguaí,2,Japeri,217,Lazer,1,Light,3,Limpeza,1,Luz,1,Magé,1,Meio Ambiente,4,Merenda,2,Mesquita,1,Morre,1,Morte,3,Morto,2,Mulher,2,Nilópolis,2,Nova Iguaçu,4,Obras,5,Paracambi,2,Perseguição,1,Petrobras,1,Policia,2,Polícia,70,Policia Civil,2,Polícia Civil,2,Polícia Federal,1,Polícia Militar,1,política,11,Politíica,1,Prefeito,2,Prefeitura,3,presídio,2,Preso,8,Prisão,11,Queimados,2,Ramal Japeri,1,Rio de Janeiro,1,Roubo,7,Saneamento,1,São João de Meriti,1,saúde,28,Segurança,2,Sequestro,1,Sérgio Moro,1,SuperVia,11,Tentativa de Assalto,1,trabalho,1,Tráfico de Drogas,16,Trânsito,1,Transporte,1,Trem,4,Troca de Tiros,2,Turismo,1,UPA,1,Wilson Witzel,2,
ltr
item
Notícias de Japeri: Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava gasolina de dutos da Petrobras e usava até batedores
Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava gasolina de dutos da Petrobras e usava até batedores
https://1.bp.blogspot.com/-AkNWC1OzYIY/X4bxXHL2DQI/AAAAAAAAGI8/ZBHI5mH19lUlDNuPotSDoPvvioUhn1MPQCLcBGAsYHQ/w640-h344/01%2B%25281%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-AkNWC1OzYIY/X4bxXHL2DQI/AAAAAAAAGI8/ZBHI5mH19lUlDNuPotSDoPvvioUhn1MPQCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h344/01%2B%25281%2529.jpg
Notícias de Japeri
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/10/policia-civil-desarticula-quadrilha-que.html
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/2020/10/policia-civil-desarticula-quadrilha-que.html
true
6104975093051984055
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum postagem VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO SEARCH MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo