JAPERI - Lamentamos informar à população japeriense que, por conta do não cumprimento da previsão da entrega de doses de Coronavac pelo Min...
JAPERI - Lamentamos informar à população japeriense que, por conta do não cumprimento da previsão da entrega de doses de Coronavac pelo Ministério da Saúde, a vacinação com a segunda dose do imunizante está temporariamente suspensa.
Infelizmente o município não recebeu doses suficientes para atender todo o público que estava previsto, fato que se repete em centenas de cidades do país.
O problema na cidade foi evitado tanto quanto possível graças à reserva técnica planejada pela Secretaria Municipal de Saúde. Porém, por conta do grande fluxo de moradores que tomaram a primeira dose em outros municípios e a segunda em Japeri, o estoque do imunizante foi insuficiente para continuar a aplicação da segunda dose.
É muito importante ressaltar que, em nossa cidade, os grupos que receberam a Coronavac ainda não atingiram o intervalo entre doses considerado ideal pelo Butantan (período de 28 dias). Segundo a direção do Instituto, mesmo após alguns dias desse intervalo, a eficácia das vacinas não perde a validade.
Além disso, frisamos que a vacinação segue normal para aplicacão da primeira e segunda dose da AstraZeneca/Fiocruz.
A gestão reconhece que a situação está longe da ideal e afirma que é muito difícil lidar com esta escassez no momento em que o país promove uma campanha tão importante sem um estoque que garanta a rápida e necessária imunização de toda a população.
Continuamos unidos nessa luta e buscando os meios para vacinar todos os japerienses da melhor forma o mais rápido possível.
COMENTÁRIOS