Ministério da Saúde reduziu repasse de doses aos estados pela metade porque fábrica nacional foi interditada pela Anvisa. Entidades médicas ...
Ministério da Saúde reduziu repasse de doses aos estados pela metade porque fábrica nacional foi interditada pela Anvisa. Entidades médicas dizem que situação é preocupante.
VAGINA - Alguns postos de saúde do Rio de Janeiro estão sem BCG, vacina que deve ser aplicada do nascimento até os 4 anos de idade e protege contra a tuberculose.
Moradores de Japeri, na Baixada Fluminense, não estão encontrando o imunizante nos postos de saúde.
No final de abril, o Ministério da Saúde enviou um comunicado aos estados para racionarem o imunizante porque a fábrica nacional da vacina está interditada. Com isso, o repasse de doses repassadas a cada estado por mês baixou de 1,2 milhões para 500 mil.
"O fornecimento da vacina BCG diminuirá nos próximos meses por questões logísticas e de importação do Ministério da Saúde, já que a produção brasileira do imunizante está suspensa. Isso porque a única fábrica nacional está interditada em função do não cumprimento de exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", disse a nota.
A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai, mostrou preocupação com a situação.
"A falta dessa vacina no momento em que a gente já apresenta baixas taxas de coberturas, em torno de 70% hoje das crianças, isso preocupa. E é claro, a gente torce, torce muito para que o Programa Nacional de Imunizações consiga encontrar a vacina no mercado internacional. O que parece que não está fácil", disse a vice-presidente.
O Ministério da Saúde, em nota, afirmou que não há desabastecimento da vacina. E que a redução do número de doses em abril ocorreu por conta do processo de compra do imunizante.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a entrega das vacinas por parte do Ministério da Saúde está acontecendo de forma regular, mas em número reduzido.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que recebeu, na última semana, 20 mil doses da BCG. Mas disse que essa quantidade não é suficiente para suprir a demanda do município.
Via: G1
COMENTÁRIOS