PNAISP garante assistência básica aos reclusos, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para as unidades de saúde JAPERI - A Prefeitur...
PNAISP garante assistência básica aos reclusos, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para as unidades de saúde
JAPERI - A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) nos presídios do Complexo Penitenciário de Japeri. O programa garante assistência básica aos reclusos, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para as unidades de saúde dos bairros e Policlínica.
“Com a implantação deste programa vamos descongestionar o atendimento em nossas unidades e reduzir a logística de transporte aplicada na locomoção de detentos para unidades hospitalares do município. Isso porque a equipe multiprofissional garante assistência à saúde dos detentos e eles só saem em caso de extrema necessidade – diminuindo as tentativas de fuga, custos com o transporte e segurança uma vez que a população carcerária ultrapassa a faixa de 5 mil pessoas”, disse a prefeita Fernanda Ontiveros, que prestigiou a inauguração.
O PNAISP, subsidiado pelo governo do Estado e pela União para a contratação de pessoal e compra de insumos, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, sendo implementado por meio da Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014.
Com a implantação do programa os presídios agora contam com três equipes de profissionais nas áreas de assistência social, auxiliar administrativo, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psiquiatra, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal. Com isso, os detentos já realizam em suas próprias unidades prisionais exames de rotina, consulta médica, recebem vacinação (contra covid-19, gripe, tríplice viral e hepatite B), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de participarem de campanhas de prevenção e tratamento de diversas doenças.
A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, relatou que a adesão ao programa foi um grande desafio em sua gestão. “Garantir que a população privada de liberdade tenha acesso aos cuidados básicos de saúde dentro dos presídios é positivo para eles e para toda sociedade. Esperamos que até 80% dos problemas de saúde apresentados por esta população sejam resolvidos internamente. Isso significa levar dignidade a estas pessoas”, diz.
A solenidade de inauguração do PNAISP contou com as presenças de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, de Administração Penitenciária (SEAP) e diretores das unidades prisionais. Também estavam presentes a Defensoria Pública e equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Mais atenção ao bairro Belo Horizonte
A prefeita Fernanda Ontiveros aproveitou a implantação do PNAISP para lembrar dos esforços que vem empreendendo para levar melhorias ao bairro Belo Horizonte, onde está instalado o Complexo Prisional. A prefeita destacou que a promessa do governo do Estado era de transformar o bairro com realização de obras de urbanização e infraestrutura – o que nunca aconteceu.
Fernanda Ontiveros também disse que já solicitou à empresa Águas do Rio a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, uma vez que atualmente tudo é despejado na rede normal do bairro. Além disso, a prefeita anunciou que serão realizadas obras de saneamento e asfalto em diversas ruas com recursos próprios da prefeitura através do programa de obras Japeri Mais.
“ Durante a campanha, assumi o compromisso com a população do bairro Belo Horizonte de buscar as melhorias prometidas pelo o Estado e jamais cumpridas. Hoje posso afirmar que até o final de nosso mandato, com recursos da prefeitura e por meio de parcerias com o estado, faremos as intervenções que tornarão Belo Horizonte melhor para os moradores”, concluiu a prefeita.
COMENTÁRIOS