De acordo com a programação, as unidades de saúde do município estarão abertas para tirar dúvidas e dar orientações para as mães, grávidas e...
De acordo com a programação, as unidades de saúde do município estarão abertas para tirar dúvidas e dar orientações para as mães, grávidas e pessoas interessadas no tema
JAPERI - O mês de agosto chegou e, com ele, foi iniciada a campanha Agosto Dourado. Com o objetivo de incentivar e alertar sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial de debates e palestras. O cronograma de atividades inclui as unidades de saúde do Chacrinha, Santa Amélia, Rio D’Ouro, Lagoa do Sapo, São Sebastião, Nova Belém, Guandu, Marabá, Vila Central e Alecrim, além da Casa da mulher e da Policlínica Itália Franco (PIF).
O bairro da Chacrinha, em Japeri, foi a primeira unidade de saúde a receber o evento. Cerca de 50 pessoas participaram das rodas de conversa com a pediatra da unidade, a Drª Úrsula Curi. A médica deu orientações e dicas para as mulheres puérperas, lactantes e gestantes.
O tema de todas as ações é “Fortalecendo a amamentação – Educando e Apoiando”. Em todos os encontros serão abordadas técnicas de amamentação e a importância do aleitamento para prevenir doenças. Os profissionais da saúde também tirarão todas as dúvidas dos presentes.
A coordenadora do Programa de Amamentação do município, Rayane Assis, conta que é essencial auxiliar e encorajar as mães durante a amamentação. “Tudo muda muito rápido. Um dia a mulher está grávida e no outro já está com seu bebê no colo. É comum que elas não saibam como fazer, as posições corretas e os motivos de dar o leite materno para a criança. Nosso papel é educar e reeducar essas mulheres para que elas se sintam fortalecidas. A amamentação não é uma tarefa fácil, por isso, é necessário o apoio familiar e da sociedade”, diz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, o recomendado é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Após essa fase, é necessário introduzir outros alimentos, mas o ideal é manter a amamentação até, no mínimo, dois anos de idade.
Confira o calendário de ações do Agosto Dourado:
- 10/08 – USF Chacrinha, às 10h
- 11/08 – USF Casa da mulher, às 9h30
- 15/08 – USF Santa Amélia, às 10h
- 16/08 – USF Rio D’Ouro, às 10h
- 17/08 – USF Lagoa do Sapo, às 9h
- 17/08 – Policlínica Itália Franco, às 14h
- 18/08 – USF São Sebastião, às 9h
- 23/08 – USF Nova Belém, às 9h
- 24/08 – USF Guandu, às 13h30
- 25/08 – USF Marabá, às 9h
- 25/08 – USF Vila Central, às 14h
- 26/08 – USF Alecrim, às 10h
- 29/08 – USF Delamare, às 10h
- 30/08 – USF Japeri Centro, às 10h
Via: PMJ
COMENTÁRIOS