As equipes fizeram cadastro e palestra sobre prevenção ao suicídio para os estudantes do 7º ao 9º ano JAPERI - Equipes do Centro de Referên...
As equipes fizeram cadastro e palestra sobre prevenção ao suicídio para os estudantes do 7º ao 9º ano
JAPERI - Equipes do Centro de Referência e Assistência Social do Alecrim estiveram esta semana no Ciep 401 - Lucimar Souza Santos, no Mucajá, onde além de realizar cadastro do Auxílio Brasil e emitir isenção para documentos, realizou uma palestra de alerta ao perigo do suicídio para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino fundamental.
Os estudantes puderam fazer perguntas e ao mesmo tempo ouviram orientações sobre o que fazer caso sintam alguns dos principais sintomas da depressão, angústias ou “dores” que possam levá-los ao ato extremo de atentarem contra a própria vida.
“As pessoas não sabem lidar com as emoções e por isso é preciso buscar ajuda de psicólogos, psiquiatras, quando houver necessidade de medicação”, disse a psicóloga Ariane Caroline dos Santos. Ela contou ainda que no mundo já existem mais de 700 mil casos de suicídio, sendo as faixas etárias de 14 a 29 as mais atingidas.
Os alunos também receberam informações sobre os serviços de assistência oferecidos no CRAS, como o Programa Integral de Assistência às Famílias (Paíf) para famílias de extrema vulnerabilidade social, e ainda sobre Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontecem a cada 15 dias.
Além da palestra, os pais dos estudantes e outras pessoas puderam se cadastrar nos programas sociais. “Minha amiga que me falou do atendimento. Fiz meu recadastramento do CadÚnico e consegui a isenção para a segunda via da minha identidade”, contou a dona de casa Alessandra Lemos de Oliveira.
O CRAS Mucajá realiza uma média de 400 atendimentos, só para cadastramento do CadÚnico, que garante às famílias o Auxílio Brasil, tarifa social (Light), o Passe Idoso, Identidade Jovem, Isenção para concurso entre outros.
Estiveram no Ciep, a coordenadora do CRAS, Carla Marília, o técnico da Fundação Leão XIII, Felipe Cardoso e Joseli Gonçalves Gomes Santos e Armando Ferreira Costa.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS