Projeto ‘Conexões Musicais’, da Orquestra Sinfônica Brasileira, leva oficinas de música para as unidades de ensino de Japeri de maneira dive...
Projeto ‘Conexões Musicais’, da Orquestra Sinfônica Brasileira, leva oficinas de música para as unidades de ensino de Japeri de maneira divertida e didática
NILÓPOLIS - A Escola Municipal Frei Maurício Viann, no bairro Chacrinha, foi palco das apresentações dos alunos da oficina Canto Coral promovida pelo projeto ‘Conexões Musicais’, da Orquestra Sinfônica Brasileira. Eles arrancaram aplausos e lágrimas de emoção dos papais, que foram assisti-los na tarde da última sexta-feira (30 de setembro).
Foram pelo menos 22 alunos do terceiro, quarto e quinto ano que participaram da oficina de Canto e Coral. As aulas são ministradas pela professora de Rose Santos e acontecem toda quarta-feira, às 15h. Os alunos aprendem música de forma mais leve e divertida, mas ao mesmo tempo com muito aprendizado, o que ficou nítido quando as crianças cantaram e encantaram ao som de grandes sucessos como ‘Olhos Coloridos’, da cantora Sandra de Sá, e ‘Ginga’, da cantora Isa. Tudo à capela, ou seja, somente nas vozes dos alunos.
“Foi uma experiência tremenda. As crianças não estavam acostumadas com esse tipo de trabalho e quando foi apresentado para eles o canto e coral, agarraram com o maior afinco e sentiram que a música é prazerosa. Uma arte capaz de nos fazer expressar nossos sentimentos. Todos os que começaram foram até o final das aulas”, disse a professora de canto, Rose Santos.
Aluna da E.M Frei Maurício Viann e do projeto Canto e Coral, Alexandra Alves dos Santos, de 11 anos, não fala de outra coisa. Ela conta que foi uma experiência muito boa e diferente, e que deseja muito participar de outras oficinas como essa.
“Gostei muito das aulas. A tia Rose foi muito legal ensinando. Gosto muito de música e quero muito aprender a tocar violão um dia”, disse.
Rogéria Rocha de Melo Carvalho, orientadora pedagógica da E.M Frei Maurício Viann, diz que está orgulhosa de ver os alunos se destacando nas aulas da oficina.
“Me sinto orgulhosa de nossos alunos. Eles estão muito animados com as aulas e gostam muito de aprender música na escola. Acho um projeto muito bom para nossas crianças”, disse.
A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, diz que projetos como esse nas unidades de ensino da cidade são muito válidos.
“Parcerias importantes trazem projetos importantes. Ter o ‘Conexões Musicais’ nas escolas de Japeri é algo muito bom, pois representa o acesso a outras culturas aos nossos alunos”, disse.
Além das apresentações dos alunos do Canto Coral, o evento também foi marcado pela exibição do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seguida, os músicos da OSB tiveram um bate-papo com os alunos da escola sobre o universo sinfônico, os instrumentos e curiosidades.
A próxima apresentação do Canto Coral será dos alunos da Escola Municipal Pedra Lisa, no bairro Pedra Lisa, nesta sexta-feira (07), às 15h.
O que é o ‘Conexões Musicais’?
O ‘Conexões Musicais’ é um projeto de responsabilidade social da Fundação OSB, que tem como objetivo principal aproximar o público jovem da música de concerto e levar aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.
“Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento para a performance dos alunos no palco”, explica o Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares.
Cerca de cem estudantes de seis escolas públicas da Baixada terão a oportunidade de aprender canto coral. As escolas atendidas em Japeri são: Escola Municipal Frei Maurício Viann, Escola Municipal Carlos Alberto Pereira dos Santos e Escola Municipal Pedra Lisa.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS