Alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco conferiram de perto a mostra, que é bem distante de suas vivências digitais JAPERI - Japeri ...
Alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco conferiram de perto a mostra, que é bem distante de suas vivências digitais
JAPERI - Japeri está na era do rádio. Começou na tarde desta sexta-feira (30) a exposição ‘A casa de Almirante: 100 anos de Radiodifusão no Brasil’, que conta a trajetória do meio de comunicação mais importante da história. A mostra está na Biblioteca Municipal Carlos Souza, no centro, e ficará aberta à visitação até o dia 18 de Novembro.
O primeiro dia da exposição recebeu alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco e do Grupo Código, que são artistas japerienses. Na ocasião, viram fotos, vídeos, sons, documentos, partituras musicais e instrumentos que registram o percurso social do rádio no país, tendo como personagem principal Henrique Foréis Domingues, mais conhecido Almirante, cantor, compositor e um dos nomes mais importantes da Era de Ouro do rádio.
A exposição também contará com quatro monitores, agentes culturais da cidade, que representarão as áreas da literatura, teatro e música. Eles guiarão o público e farão apresentações artísticas em alusão ao tema.
O cineasta e idealizador da exposição, Silvio Tendler, esteve na Biblioteca Municipal para acompanhar a inauguração. Ele disse que ficou feliz em ver que as pessoas estavam gostando do que estavam vendo.
“Quando surgiu a possibilidade de contar a história do Almirante em dois municípios, pensei: vou para Niterói e depois para Japeri, essa cidade que tanto amo e que faz parte da minha história. Fico feliz em ver as pessoas desfrutando da arte e da história do rádio”, disse.
Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, também comemorou o sucesso da exposição já neste primeiro dia.
“O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem por obrigação salvaguardar esse material que está aqui hoje representado, e também no financiamento. Esse foi o Expo MIS, um edital que depois de anos o Museu da Imagem do Som, por meio do Governo do Estado, colocou à disposição dos proponentes. Estou orgulhoso em ver uma exposição bonita e bem eclética trazendo a liderança a importância do Almirante na era do rádio para essa geração de jovens atuais”, disse.
O secretário municipal da Pasta, Jorge Braga, disse que incentivar a cultura é fundamental.
“Todo evento de incentivo a cultura na cidade é importante. Trazer a exposição do centenário do rádio para Japeri é mais um passo importante que a gestão pública dá na contribuição quando se fala em inclusão cultural”, disse.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS