Moradores do município poderão ter acesso com exclusividade aos trabalhos dos estudantes JAPERI - A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...
Moradores do município poderão ter acesso com exclusividade aos trabalhos dos estudantes
JAPERI - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta quinta-feira (27), a II Feira de Ciências, Tecnologia e Matemática 2022. O evento acontece das 9h às 17h, no Paço Municipal da Prefeitura, Rua Vereador Francisco Costa Filho, Nº 1993, Santa Inês.
A Feira, que integra a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover descobertas relevantes para toda comunidade escolar. Na ocasião, os alunos da rede municipal de ensino do 6º ao 9º ano, VI e IX fases do Educação Jovens e Adultos – EJA e alunos do Ensino médio das Redes Estaduais e particulares vão apresentar seus trabalhos com experiências inéditas nas áreas de ciências, matemática, física, engenharia e tecnologia.
A FECTmat é uma feira acadêmica que acontece há dois anos no município. O intuito é descobrir novos talentos nas áreas de ciências, matemática, física, engenharia e tecnologia. Além disso, visa estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens da educação básica de Japeri.
Os alunos vão apresentar experiências inéditas, das quais estão elaborando durante todo ano letivo. Todas as 11 escolas dos Anos Finais participarão do projeto.
Segundo a secretária de educação, Caroline Ontiveros, é necessária a participação de pais e responsáveis, assim como, os demais moradores nos eventos produzidos pelos alunos. Para ela, é uma oportunidade de prestigiar os trabalhos que eles se empenharam para elaborar. Além de estreitar os laços entre a escola e a família: os dois maiores responsáveis pela educação dos jovens.
Vale lembrar que na última semana os alunos das Redes Municipais e Estaduais receberam, pela primeira vez no município, a visita do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que apresentou além de projetos científicos, espetáculos teatrais e circenses.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Angélica Aguiar, atividades como estas funcionam como estímulo à imaginação e, consequentemente, ao aprendizado dos estudantes. “Uma oportunidade deles passarem os conhecimentos que aprendem na sala de aula de forma prática. Isso contribui para elevar a autoestima e o desenvolvimento pedagógico e científico dos alunos”, concluiu a coordenadora.
Programação:
- 11:00h – Carlos Evandro (conselheiro do COMDEMA e presidente produtores rurais do Marajoara, vai falar sobre a ODS 4. Educação de Qualidade e apresentará um projeto científico desenvolvido no seu sítio)
- 12h – Intervalo
- 13h- Prof Dr Vladímir Jearim Peña Suárez/Astronomia
- 14h- A ciência e as cientistas
Dra. Cristina Araripe (Fiocruz)
Dra em História da Ciência e da Saúde - FIOCRUZ
Dra Denise Rocha Gonçalves (UFRJ) Dra em Astronomia
16h- SECULT - Cultura (Apresentação) Premiação dos Projetos.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS