Enem 2022: Confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil

Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame. Provas, com 180 questões e redação, serão aplicadas em todo o país em do...


Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame. Provas, com 180 questões e redação, serão aplicadas em todo o país em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.

EDUCAÇÃO - Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2002. Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.

Nesta reportagem, o g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e a redação. Confira abaixo:

Datas do Enem 2022

Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:

13 de novembro (domingo)
  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.
20 de novembro (domingo)
  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.

Locais de prova

O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O Inep recomenda que o candidato imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2022 traz endereço da realização do exame / Foto: Reprodução

Dica: Veja com antecedência como chegar ao local de prova, calculando o tempo que levará usando o meio de transporte planejado. Não se esqueça que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida. Então, se possível, o ideal é, no domingo anterior ao Enem, percorrer o caminho todo até onde fará o exame e, assim, se organizar melhor no dia.

O que levar no dia da prova
  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche; e
  • Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que não pode levar no dia prova
  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

O que fazer se perder um dia de prova?

O candidato que perder um dos dias de prova do Enem, por motivo previsto no edital, poderá pedir reaplicação do exame para fazer as provas - exclusivamente do dia perdido - em uma nova data a ser divulgada pelo Inep.

O pedido deve ser feito em até cinco dias uteis após o último dia de aplicação. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep. O direito à reaplicação é válido somente em certas situações, como em caso de doenças infectocontagiosas (como tuberculose, sarampo e covid-19), que precisarão ser comprovadas pelos candidatos.

Como são as provas

No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas.

Segundo professores de cursinhos, na parte de linguagens, alguns dos tópicos mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário). Confira aqui mais temas que costumam aparecer na prova de linguagens.

Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.

No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Dicas de professores: Na reta final para o Enem, uma estratégia sugerida é fazer provas antigas e tentar resolvê-las dentro do prazo máximo do exame. Outra recomendação é não tentar aprender algo completamente novo, mas revisar assuntos com os quais já tenham mais familiaridade para garantir pontos.

Correção: vale a pena chutar?

As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A prova é preparada com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, "antichute", para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas.

Um exemplo: supondo que haja, no Enem, uma questão sobre quanto é 3 vezes 2. O candidato erra e responde 5, em vez de 6. Outra pergunta pede que o aluno calcule a área de um retângulo cuja base meça 3 cm e a altura, 2 cm. Ele responde corretamente: 6 cm².

Pela TRI, mesmo acertando a pergunta mais difícil, o aluno faria menos pontos. Isso porque, se ele não conseguiu efetuar a multiplicação da primeira questão, não teria como saber a resposta da segunda. Ou seja: provavelmente, "chutou" a resposta.

Redação

Saber as cinco competências exigidas na redação do Enem pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe até, a nota máxima de mil pontos. Cada competência vale 200 pontos e, em linhas gerais, avaliam o seguinte:
  • Competência 1 - Domínio da modalidade formal da língua portuguesa.
  • Competência 2 - Compreensão da proposta de redação, com o uso de conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 - Organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 - Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir uma argumentação.
  • Competência 5 - Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Erros fatais que zeram a redação

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, mais de 95 mil candidatos (4,31% do total) tiraram nota zero na redação. Com base em documentos divulgados pelo Inep, o g1 listou 7 erros que levam à anulação do texto e que, portanto, devem ser evitados:
  • Fuga ao tema
  • Desobediência ao formato de dissertação
  • Folha em branco ou com menos de 7 linhas
  • Cópia dos textos motivadores
  • Desenhos e sinais gráficos impróprios
  • Partes desconexas ou com assinatura
  • Texto escrito em língua estrangeira ou com letra ilegível


Palpites sobre temas da redação

É difícil prever o tema da redação, mas, com base na experiência de anos anteriores, professores de cursinhos ouvidos pelo g1 dão alguns palpites, como "Influenciadores digitais e a juventude brasileira"; "Mobilidade urbana no Brasil"; e "Automedicação entre brasileiros". Veja aqui mais detalhes e links do g1 que podem te ajudar a se inteirar sobre cada assunto sugerido.

Folha de rascunho para a redação

O caderno de prova do Enem tem uma folha de rascunho para a redação (veja imagem mais abaixo). É um espaço essencial para que o aluno planeje seu texto com atenção, releia o que escreveu e faça alterações até passar tudo a limpo.

Uma dica, inclusive, é fazer um “rascunho do rascunho”: usar as margens da folha para anotar as primeiras ideias do que será escrito no texto, como:
  • a tese defendida;
  • os principais argumentos que sustentarão esse posicionamento;
  • os repertórios culturais que serão usados (citações a filmes ou escritores, por exemplo);
  • a proposta de intervenção escolhida (com agente, ação, modo, meio, finalidade e detalhamento do que pode solucionar o problema apresentado).
Retângulos pretos mostram opções de espaço para o aluno escrever o 'rascunho do rascunho' da redação / Foto: Reprodução/Inep

Como é feita a correção da redação

A redação será avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Se houver discrepância entre as notas, com uma diferença de mais de 100 pontos no total ou superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.

A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância ainda continue, a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que dará a nota final.

Para que serve a nota do Enem?

As notas do Enem 2021 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
  • Sisu - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
  • Prouni - O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
  • Fies - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
  • Instituições privadas - Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
  • Universidades internacionais - O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
Via: G1

COMENTÁRIOS

Nome

24º BPM,13,63ª DP,1,Abastecimento de Água,12,Ação Social,20,Acidente,15,acontecimento,21,Acontecimentos,1,Adultos,1,AgeRio,1,Agetransp,2,Agressão,5,agropecuária,2,água,68,águas,1,Águas do Rio,13,Alerj,4,Alimentação,13,aluno,1,Alunos,22,animal,2,aniversário,3,Anvisa,1,APAE,3,Apreensão,4,Arco Metropolitano,8,Arma,37,arte,19,Artista,2,Assalto,4,assassinato,4,assistência social,13,Aterro de Nova Belém,1,Aula,2,Auxilio Emergencial,6,Auxílio Emergencial,9,Baixada Fluminense,783,Baixada Fluminense,298,Baixada Fluminense,487,Baleado,2,Banco Central,2,Banco do Brasil,1,Bancos,3,Belford Roxo,2,Bolsa Família,7,Bolsonaro,1,Brasil,37,briga,1,Cadae,1,cadastro,1,Caixa,10,Caixa Econômica,10,Câmera de Vereadores,8,Campanha,5,capacitação,5,Carga Roubada,1,Carnaval,5,carro,2,Carro Roubado,4,ceade,1,CEAM,5,cedae,40,celular,1,Centro,5,Chuva,6,Ciclovia,1,Cidadania,9,Cigarro,1,Coleta de Lixo,7,Combustível,4,Compra,4,Concurso,3,Conselho Tutelar,6,Conta de Luz,4,CoronaVac,2,CoronaVirus,6,Coronavírus,71,Corpo de Bombeiro,1,Corpo de Bombeiros,2,Correios,2,Corrupção,1,covid-19,15,Covid19,2,Cras,3,CREAS,1,Creche,1,Criança,27,Crime,8,Crime Ambiental,1,cultura,61,Curso,28,Dança,12,Defesa Civil,8,Defesa do Consumidor,1,Dengue,5,Denúncia,8,Desabamento,1,Desaparecido,5,Detran,12,Detran-RJ,23,Detro,2,Detro-RJ,1,DHBF,6,Dica,1,dinheiro,4,documento,1,Dpvat,1,Drogas,46,Duque de Caxias,3,Economia,27,Educação,222,Eleição,8,Eleições,5,Eleições 2020,3,Emprego,21,Encceja,1,Enchentes,1,Enem,5,Engenheiro Pedreira,14,Escola,12,esporte,49,Esportes,1,Estudante,7,Estupro,3,Evento,18,facebook,1,Faetec,8,falta d’água,5,Falta de água,10,Família,2,Feriado,4,ferido,1,Festa,12,FGTS,1,Firjan,4,Fiscalização,2,furto,1,Governador,1,Governo do Estado,28,Governo Federal,8,Greve,2,Guandu,1,Guarda Civil,1,guarda municipal,1,habilitação,2,Homem,65,Homicídio,11,hospiral,1,Hospital,6,Idoso,17,IFRJ,2,Iluminação Pública,6,Imposto,1,inauguração,2,Incêndio,8,inclusão,1,Inea,5,Inscrições,12,INSS,4,internet,1,investimento,1,IPTU,8,IPVA,2,Itaguaí,3,Japeri,1794,Jogo,2,Jovem,13,Jovens,1,Jpaeri,1,justiça,6,Lanche,1,Lazer,13,lei,2,LGBT,1,Light,28,Limpa-Rio,5,Limpeza,17,Luz,4,Magé,1,manutenção,14,Manutenção da Light,8,Meio Ambiente,44,Merenda,2,Mesquita,1,Milícia,1,Ministério Público,2,Moradores,10,Morre,7,Morta,6,Morte,32,Morto,8,moto,1,motorista,1,MotoTaxi,1,MPRJ,2,Mulher,33,Multa,2,música,3,Natal,1,Nilópolis,9,Nova Iguaçu,16,Obra,29,Obras,57,Ônibus,3,operação,2,oportunidade,6,Oportunidades,3,Pagamento,16,Paracambi,7,Páscoa,1,Perseguição,1,Pesquisa,1,pessoa com deficiência,2,Petrobras,4,PIS/PASEP,2,PMERJ,1,Policia,9,Polícia,335,Policia Civil,3,Polícia Civil,8,Polícia Federal,1,Polícia Militar,10,Politíca,5,política,21,Politíica,1,Ponto Facultativo,2,Prefeito,2,Prefeitura,187,Presa,4,presídio,2,Preso,69,Primavera,1,Prisão,70,Processo Seletivo,1,Proeis,2,projeto,1,Projeto de Leis,1,Prouni,3,qualificação,1,Queimados,9,Ramal Japeri,43,rede social,6,Reforma,1,religião,1,reparo,1,Rio de Janeiro,106,Roubo,16,s baixada fluminense,1,Salário,3,Saneamento,5,São João de Meriti,1,saúde,230,Segurança,14,Segurança Presente,15,segurança publica,1,segurança pública,3,SEMAST,1,senai,1,Sequestro,2,Sérgio Moro,1,Seropédica,8,serviço,4,Servidores,12,solidariedade,1,Supermercado,5,SuperVia,97,Suspeito,2,Tarifa,1,Taxa de Incêndio,1,Teatro,4,tecnologia,1,Tentativa de Assalto,1,Tiroteio,2,trabalho,10,Tráfico de Drogas,60,tráfico de drogoas,1,Trânsito,8,Transporte,22,Trem,63,Trens,1,Troca de Tiros,14,Turismo,11,UPA,1,Vacina,17,Vacinação,89,vaga,3,Veículo,3,Via Dutra,2,Whatsapp,9,Wilson Witzel,2,Zika,1,
ltr
item
Notícias de Japeri: Enem 2022: Confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
Enem 2022: Confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinALIWojjNGqa9YijHY1TvZjSOvR-HFIhbXlD0Od8oIid9Y_8exYHF1Xg8amTRhbUQaEnlNVhAzUzYkjRvCkHwQP6agdGyEdImU62JhETCyyDWc-AfnL3VaXchirPMfmDAruZEm43Vt39736niFq90d5HbAKexIK2pEC9BlzGnQ1C0sjxtxQKu22tDhg/w640-h334/J3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinALIWojjNGqa9YijHY1TvZjSOvR-HFIhbXlD0Od8oIid9Y_8exYHF1Xg8amTRhbUQaEnlNVhAzUzYkjRvCkHwQP6agdGyEdImU62JhETCyyDWc-AfnL3VaXchirPMfmDAruZEm43Vt39736niFq90d5HbAKexIK2pEC9BlzGnQ1C0sjxtxQKu22tDhg/s72-w640-c-h334/J3.jpg
Notícias de Japeri
https://www.noticiasdejaperi.com/2022/11/enem-2022-confira-tudo-sobre-o-exame.html
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/
https://www.noticiasdejaperi.com/2022/11/enem-2022-confira-tudo-sobre-o-exame.html
true
6104975093051984055
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum postagem VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO PESQUISAR MAIS POSTAGENS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Índice