Mais de 20 toneladas de comida foram doadas na compra de ingressos solidários para o Numanice, que levou milhares de pessoas ao Engenhão, no...
Mais de 20 toneladas de comida foram doadas na compra de ingressos solidários para o Numanice, que levou milhares de pessoas ao Engenhão, no mês passado
A Ação da Cidadania iniciou, nessa segunda-feira (21/08), a distribuição de mais de 20 toneladas de alimentos que foram doados na compra de ingressos da modalidade meia-social para o show “Numanice”, da cantora Ludmilla, realizado no mês passado, no estádio do Engenhão, na Zona Norte do Rio. Parte dos alimentos também foi destinada para a Cozinha Solidária da entidade, que prepara – diariamente - 1000 refeições que são entregues para famílias em situação de vulnerabilidade na capital e na Região Metropolitana.
As doações fazem parte da campanha Brasil sem Fome, lançada no primeiro semestre desse ano. Desde ontem, comitês cadastrados pela Ação da Cidadania que atuam, principalmente, na Baixada Fluminense, onde a cantora nasceu e passou a adolescência, estão sendo contemplados com kits contendo 10kg de alimentos cada. Mais de 2 mil famílias dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Japeri, Belford Roxo, Queimados, Itaguaí, São Gonçalo e também da capital fluminense serão beneficiadas, o que corresponde a 100 mil refeições.
Essa não é a primeira vez que Ludmilla é parceira da Ação nas campanhas de combate à fome. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, ela foi uma das artistas que liderou a campanha Natal sem Fome, ao lado de outros artistas.
Foto: Thais Alvarenga |
A turnê Numanice também ficou marcada pela iniciativa inédita de doação de sangue no Hemorio, o principal banco de sangue do estado, em troca de entradas para o show. Cabe ressaltar que a política nacional de sangue foi regulamentada em 2001 através da Lei Betinho (Lei do Sangue), que determina, entre outras regras, a proibição de sua comercialização e de outros derivados, controle e garantia de sua qualidade. O fundador da Ação da Cidadania foi um dos principais nomes que lutaram por esta causa. Vítima de contaminação pelo vírus HIV em uma transfusão, Betinho enfrentou o preconceito causado pela falta de informação sobre um problema social tão importante e reforçou a importância da solidariedade através da doação como assistência à saúde.
Foto: Thais Alvarenga |
Foi também através da solidariedade que o sociólogo mobilizou o país inteiro a combater à fome em 1993, dando início à Ação da Cidadania, que acaba de completar 30 anos e já distribuiu mais de 55 mil toneladas de alimentos por todo o país. Doações para a campanha Brasil sem Fome podem ser feitas pelo site: www.brasilsemfome.org.br.
COMENTÁRIOS