Os japerienses têm mais um motivo para comemorar, no último domingo, dia 16, a atleta Ana Carolina de Souza Nunes, de 15 anos, consagrou-se ...
Os japerienses têm mais um motivo para comemorar, no último domingo, dia 16, a atleta Ana Carolina de Souza Nunes, de 15 anos, consagrou-se campeã na categoria 14/15 pesadíssimo do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, realizado no Ginásio Municipal Metodista, em Queimados. A competição contou com a participação dos melhores atletas da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional e foi acompanhada por um público de cerca de duas mil pessoas.
A esportista é aluna do Centro de Treinamento Raphael Vieira e recebe incentivo da Prefeitura de Japeri, por meio do Programa Bolsa Atleta, que é gerido pela Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (SEMETULER).
O programa da Prefeitura é de suma importância para os competidores do município, já que ajuda a cobrir custos de viagens para jogos, competições, alimentação, suplementação alimentar, vestuário específico, taxas de competições, pagamento de prestadores de serviços relacionados à modalidade praticada e a execução do plano de treinamento de competições.
A moradora de Nova Belém já coleciona diversas vitórias em pouco mais de dois anos de dedicação à arte da luta. Em dezembro de 2022, participou do seu primeiro campeonato e se consagrou campeã. Em 2023, participou de nove campeonatos, sendo campeã em sete, sendo vice-campeã em dois. Este ano de 2024, até agora, a atleta participou de três competições, se consagrando campeã em duas e vice-campeã em uma.
“Foi uma sensação surreal saber que todo meu esforço e todos os treinos não foram em vão, e que graças a isso consegui fazer uma boa luta e me consagrar campeã. Estou muito feliz em honrar minha equipe e o município de Japeri”, disse a atleta emocionada por poder representar o município em uma competição tão importante.
“O bolsa atleta tem uma importância muito grande em todas essas minhas medalhas no jiu-jítsu, pois graças a esse apoio da prefeitura eu consigo me preparar para competir e custear todos os gastos para participar. Me sinto honrada de levar o nome da minha cidade em todas as competições que vou. Ainda quero chegar muito mais longe”, concluiu Ana.
Francisco Duarte, Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, celebrou mais essa conquista de um esportista de Japeri. “É muito satisfatório acompanhar os campeões que, através do Bolsa Atleta Japeri, estão cada vez mais chegando ao lugar mais alto do pódio. Japeri é uma terra de campeões. Temos inúmeros lutadores talentosos aqui e muitos outros espalhados pelo Brasil que estão levando nosso nome adiante”, disse o secretário.
O campeonato contou com 500 atletas de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, em 12 categorias diferentes, e teve a participação dos melhores atletas da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional. As categorias disputadas foram: Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Adulto, tanto no masculino quanto no feminino.
COMENTÁRIOS