A Prefeitura de Japeri e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, formalizaram n...
A Prefeitura de Japeri e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, formalizaram nesta segunda-feira (26/05) a implantação do Programa RJ Digital Municípios na cidade. A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, assinaram o certificado de adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que moderniza os processos administrativos e facilita o acesso da população aos serviços públicos.
Com a implantação, o SEI passará a ser utilizado pelas secretarias municipais e, futuramente, também pelas escolas municipais.
“Estou muito animada por estarmos implantando este sistema em nossa cidade. Para a administração, esses avanços são fundamentais, pois geram economia de papel, canetas e oferecem mais segurança no armazenamento dos documentos. Só tenho a agradecer ao governador Cláudio Castro e ao secretário Feu Braga por esta parceria com Japeri”, ressaltou a prefeita.
Para o secretário Feu Braga, a iniciativa reforça o papel do Estado como parceiro das prefeituras na transformação digital. “Japeri é mais uma cidade que se soma a esse grande esforço conjunto pela modernização da gestão municipal. Implantar o SEI é mais do que adotar uma ferramenta tecnológica, é uma ação que impacta diretamente a gestão pública e a vida das pessoas. Nosso objetivo é levar soluções eficientes, com foco no cidadão, a todo o estado”, destacou.
Segundo a secretária municipal de Administração, Talita da Silva Cardoso, a ferramenta tem gerado entusiasmo entre os servidores. “Com este sistema, vamos otimizar o tempo, até mesmo com deslocamentos para buscar documentos. E o sistema é muito simples, não tem mistério. Todos os funcionários passaram pelo treinamento e se saíram muito bem. Neste mês, inclusive, faremos a primeira folha de pagamento utilizando o processo eletrônico”, afirmou.
Com o SEI, atividades internas como ofícios, memorandos e licitações passam a tramitar digitalmente, o que garante mais agilidade, segurança, sustentabilidade, transparência e controle de prazos. A substituição de processos em papel também representa economia de recursos e maior confiabilidade das informações.
Para Luiza Helena Gomes Guimarães, chefe de Administração e Cadastro Pessoal da Secretaria de Comunicação, a implementação do SEI é um marco para a administração pública municipal. “Primeiro pela celeridade nos fluxos de documentos, permitindo a circulação eletrônica em tempo real entre os departamentos e promovendo mais eficiência. Além disso, o sistema reduz despesas com papel, impressão, transporte e armazenamento físico, diminuindo o risco de perdas ou extravios. Por fim, fortalece a transparência na gestão, com a possibilidade de monitoramento eletrônico dos processos tanto pelos servidores quanto pelo público externo”, explicou.
Atualmente, cerca de 70% dos municípios fluminenses já aderiram ao Programa RJ Digital Municípios, lançado em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de Japeri, o SEI já foi implantado com sucesso em Angra dos Reis e Volta Redonda. A ferramenta, desenvolvida pelo TRF4, é cedida gratuitamente a estados e municípios, promovendo a transformação digital com foco na eficiência e na transparência.
COMENTÁRIOS