JAPERI - O pedido de cessão de uma área de 30 mil metros quadrados no município de Japeri, na Baixada Fluminense, alertou empresários ...
JAPERI - O pedido de cessão de uma área de 30 mil metros quadrados no município de Japeri, na Baixada Fluminense, alertou empresários que pretendem investir na região. Durante a reinauguração da Faetec, no último dia 13, no bairro Mucajá, o governador Wilson Witzel pediu ao prefeito de Japeri em exercício, Cezar Melo (PP), um terreno na cidade para a construção de um presídio, composto por dois prédios de 12 andares e com capacidade para cinco mil presos em cada um deles. A ideia não foi vista com bons olhos por empresários que pretendem implantar indústrias na região.
— Se a prefeitura doar esse terreno, os empresários não vão mais querer investir. Já existe um presídio na cidade — afirma Charles Rodrigues, vice-presidente do Centro Empresarial China-Brasil, que está atraindo empresários chineses para o município.
Segundo as negociações, a ideia é que cheguem, até o fim do ano, duas fábricas chinesas — uma de reciclagem e outra de alimentos — e uma portuguesa do ramo de fibra ótica.
— Estamos trazendo, inicialmente, duas empresas. Quando empresários pegarem confiança, vão trazer mais empresas — avalia Su Ziliang, secretário-geral do Centro Empresarial China-Brasil.
O prefeito em exercício, Cezar Melo, com empresários chineses Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo |
As duas empresas chinesas vão gerar 40 empregos diretos. O empresário Marcio Minguta disse que a fábrica de fibra ótica vai gerar cem empregos diretos e 400 indiretos:
— Além da geração de empregos, vem o investimento em empresas.
A cidade já conta com uma empresa chinesa, do ramo de embalagens. Além dela, há 35 fábricas no município.
— O que queremos agora é a geração de emprego — assinala o prefeito Cezar Melo.
As empresas devem se instalar próximo ao Arco Metropolitano, corredor que liga Itaguaí à cidade de Duque de Caxias. Para Charles, a logística é um dos fatores que atraem as empresas.
— Japeri é o único município com água, gás, fibra ótica e logística — afirma o vice-presidente do Centro Empresarial China-Brasil.
Em Japeri já existem três presídios: Cadeia Pública Cotrim Neto, Penitenciária Milton Dias Moreira e Presídio João Carlos da Silva. Juntos, têm cerca de 5,3mil presos.
Sobre o pedido do governador para a construção do presídio, o EXTRA entrou em contato com a Seap, mas não obteve resposta.
Charles Rodrigues contou que, na inauguração da Faetec, dia 13, ofereceu ao governador um terreno seu de cinco mil metros quadrados, que poderia ser utilizado para a construção de alguma base policial.
Via Extra
COMENTÁRIOS