JAPERI - O prefeito em exercício de Japeri, Cezar Melo, e o secretário municipal de Saúde, Rafael de Freitas, participaram nesta quint...
JAPERI - O prefeito em exercício de Japeri, Cezar Melo, e o secretário municipal de Saúde, Rafael de Freitas, participaram nesta quinta-feira (29) da solenidade de entrega de certificados a 45 agentes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Guarda Municipal e instrutores de Resgate em Ambiente de Selva que participaram no mês maio do curso de capacitação e aperfeiçoamento em atendimento pré-hospitalar.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o curso envolveu condutores, socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. O treinamento, que teve 10 horas de carga horária, com aulas teóricas e prática em espaço aberto da Academia dos Idosos e em via pública, contou ainda com equipes de instrutores de Resgate em Ambiente de Selva e da MP Cursos.
O grupo recebeu instruções básicas de resgate em emergência e atualização do protocolo do American Heart Association nos critérios de atendimento pré-hospitalar, manobras de reanimação e medidas básicas normativas de segurança para atendimento médico.
Para o prefeito Cezar Melo, o curso oferecido pela Secretaria de Saúde é mais um currículo que vai ajudar a impulsionar a carreira profissional de cada agente de saúde.
Já na avaliação de Rafael de Freitas, os agentes do SAMU são verdadeiros guerreiros a serviço de mais de 100 mil japerienses que podem precisar eventualmente de atendimento médico em qualquer momento de suas vidas.
“A palavra de hoje se resume em agradecimento ao comprometimento e esforço de vocês”, disse o secretário.
Subsecretário de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Cláudio Marujo frisou aos agentes de saúde que todo treinamento é fundamental para qualquer segmento, em qualquer área e profissão.
“É pra gente se aperfeiçoar, melhorar. Acredito que a única coisa (na vida) que não ocupa espaço é o saber, isso ninguém vai tirar da gente”, foi categórico.
A solenidade contou ainda com a participação do coordenador do SAMU de Japeri, Jorge Camargo e do médico cardiologista Jorge Lanzelotti e Alexandre Delgado, que coordenaram o curso pelo programa como instrutor e diretor, respectivamente, do curso de Resgate em Ambiente de Selva (RAS).
COMENTÁRIOS