Na ocasião aconteceram palestras informativas, rodas de conversa pedidos de exames; Município terá programações como essa durante todo o mês...
Na ocasião aconteceram palestras informativas, rodas de conversa pedidos de exames; Município terá programações como essa durante todo o mês
JAPERI - Orientar também é prevenir. A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (13) uma ação alusiva ao Outubro Rosa que permitiu a marcação de exames preventivos, de mamografia e ultrassonografias de mama e transvaginal. Além disso, também teve um momento de palestras informativas e rodas de conversas a respeito da importância da prevenção ao câncer, que mata mais de 18 mil mulheres no Brasil e que pode ser diagnosticado já nos primeiros dias.
A campanha acontece todo mês de outubro e enfatiza o combate ao câncer de mama. Desta vez a programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Central.
A coordenadora da saúde da mulher de Japeri, Ruth Valentim, salientou a importância do cuidado com a saúde feminina e da prevenção. “O Outubro Rosa reforça a questão da prevenção e o padrão ouro da mamografia, sem esse exame não conseguimos detectar a tempo essas lesões precursoras do câncer. É importante cuidar e orientar. Trabalhar com saúde da mulher não só com o câncer de mama, mas com as questões que mexem com o corpo é fundamental.”, disse.
A taxa de mortalidade do câncer de mama em Japeri é baixa. De acordo com dados da Prefeitura, no ano passado houve apenas seis mortes em decorrência da doença. Atualmente, cerca de 10 mulheres estão em tratamento. A Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Luíza Affonso, afirma que é possível, sim, monitorar e cuidar das mulheres acometidas do câncer.
Mulheres contam com o ‘Marque Fácil’ para acompanhamento dos casos
O Marque Fácil possibilita a marcação do exame de mamografia dentro do município. Para conseguir, basta ir até o Centro Municipal de Especialidades em Engenheiro Pedreira (antiga Umep) com identidade, CPF e cartão do SUS. Lá, a paciente consegue marcar os exames de acompanhamento para, a partir daí, ir para o percurso de baixa complexidade. O encaminhamento é feito para a Clínica Simples Saúde, na Avenida Tancredo Neves, perto do Colégio Bonfim.
“Não precisa ser uma sentença de morte. O controle do câncer de mama em Japeri está sendo realizado. Orientamos e acompanhamos cada caso. Acreditamos no sucesso do tratamento dessas dez mulheres. Teremos mais sucesso no que diz respeito à cura do câncer”, completou a Drª Ana Luiza.
Superação e esperança
Fátima Maria da Silva Guimarães Lyrio, de 61 anos, é moradora do bairro Bonfim. Ela teve câncer no colo do útero há quase 20 anos e foi curada. Durante o evento deu uma palavra motivacional sobre a importância da prevenção, que é fundamental e ajuda a salvar vidas.
“Primeiramente é um milagre de Deus estar aqui contando minha história. Digo a todos que prevenir é a melhor forma de salvar vidas. Se houver algo diferente no corpo, algum nódulo, vá ao médico, procure saber o que está acontecendo. E para as mulheres que estão se tratando contra a doença, não desistam. O processo é doloroso, mas vale a pena, pois no final brindamos a vida”, disse.
Como fazer o autoexame da mama?
Em pé, levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas, sinta a mama. Faça movimentos circulares de cima para baixo e repita os movimentos na outra mama.
COMENTÁRIOS