A ação vai refletir num melhor desempenho, aumentar a autoestima e incentivar outros jovens a participarem Nesta terça-feira (25), os alunos...
A ação vai refletir num melhor desempenho, aumentar a autoestima e incentivar outros jovens a participarem
Nesta terça-feira (25), os alunos que praticam atletismo pela Prefeitura de Japeri receberam um incentivo a mais para se dedicarem à modalidade, os kits de uniformes. O projeto é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler), em parceria com o Instituto Correndo para Vencer, através da Lei de Incentivo ao Esporte e a Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS).
Foram distribuídos 40 kits de uniformes compostos por camisa, short e tênis. As aulas de atletismo acontecem às terças, quintas e sextas, das 10 às 15h e as turmas comportam 80 alunos, entre crianças e adolescentes de 06 a 15 anos. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp (21) 97463-1267.
A solenidade de entrega aconteceu na quadra Poliesportiva de Nova Belém, onde a Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, falou da importância das parcerias para o desenvolvimento de projetos de esporte na cidade e destacou o empenho de todos os parceiros, tanto governamentais como de organizações da sociedade civil. “Quero parabenizar a Secretaria de Esportes que concretizou essa parceria; a Câmara de vereadores com quem contamos para que os projetos sejam aprovados; a NTS com quem já temos outras parcerias e que estão caminhando com a gente e nos ajudando a melhorar nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as famílias que nos confiaram seus filhos. Tenho certeza de que esse projeto vai ter um impacto positivo na nossa cidade e na vida das nossas crianças e jovens. Agora, estando com o uniforme, eles vão ter um desempenho muito melhor, vão aumentar a autoestima e incentivar outros jovens a participarem também”, disse a chefe do executivo, elogiando a qualidade do material.
O vice-prefeito Carlos Januário, o vereador Renan Schiavo e os representantes do Instituto Correndo para Vencer, os irmãos Marcos Antônio e Carlos Henrique Vieira também compareceram ao evento.
Segundo o secretário da Pasta, Francisco Duarte, essa é uma grande oportunidade de redirecionar a atenção das crianças e adolescentes que atualmente passam muitas horas em frente às telas de televisões, tablets e celulares. “Esse projeto veio com o objetivo de tirar nossas crianças da frente das telas e resgatar a prática de esporte, reduzindo o sedentarismo, estresse, ansiedade, obesidade e outros males que impedem uma infância e juventude saudável”, explicou Francisco.
Já o representante do Instituto Correndo para Vencer explicou a origem da organização e como o trabalho de parceria com a Prefeitura, vai gerar bons frutos para a população. “Quando iniciamos o trabalho dissemos aos participantes que iriam aprender uma atividade conhecida por ser a base para todas as outras; que era a prática esportiva mais antiga do mundo e que requer dos atletas muita seriedade, força e resistência”, disse Marcos Antônio.
Equipe de Atletismo
Para os primos, Lara e Kaio Motta, e o amigo Marcelo Antônio, todos de 12 anos, fazer parte de uma equipe de atletismo não estava nos planos, mas chamou a atenção ao começarem a pesquisar sobre a modalidade que é a mais antiga prática esportiva do mundo. Há um mês nas atividades, eles viveram uma semana de ansiedade e expectativa aguardando as informações sobre a entrega dos uniformes. “Aqui é muito bom, mas faltava mesmo o uniforme para todos saberem como o esporte é bom em qualquer idade e que somos atletas né”, disse Lara.
Instituto Edson Luciano Ribeiro: Correndo Para Vencer
O Instituto Edson Luciano Ribeiro – Correndo Para Vencer, é um Projeto Olímpico de Desporto, que propõe a inclusão social através do atletismo. Criado pelo velocista brasileiro Edson Luciano Ribeiro, de 52 anos, que é especialista em provas de curta distância e medalhista olímpico nos Jogos de Atlanta, em 1996.
De acordo com Marcos Antônio Vieira, dirigente da organização, o trabalho é para dar às crianças conhecimentos esportivos, mas acima de tudo, garantir um desenvolvimento mais saudável para que possam crescer conscientes dos papéis sociais. “Queremos muito agradecer a gestão pela visão de entender que o esporte salva vidas e que é importante a oferta de modalidades e parcerias apoiadas pela Prefeitura”, disse o gestor do instituto.
Fotos: Lucas Alexandre
COMENTÁRIOS