No último sábado (17), a Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, se transformou em um vibrante palco para a 2ª edição do Encontro das Artes...
No último sábado (17), a Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, se transformou em um vibrante palco para a 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) em parceria com a Prefeitura de Japeri, reuniu artistas, a comunidade local e representantes do poder público para um dia de intensa troca cultural e celebração da identidade regional.
O encontro, que faz parte de um ciclo de 10 edições a serem realizadas em diversas regiões do estado, teve uma abertura acolhedora com a ação poética “Poesia ao Pé do Ouvido”, presenteando o público com versos sussurrados e café. A abertura oficial foi marcada pela emocionante interpretação dos hinos nacional e municipal pelo artista Walle B. Em seguida, uma enriquecedora mesa de conversa reuniu importantes nomes da cena cultural e comunitária da Baixada Fluminense para debater a rica produção artística local e suas fortes conexões com o território.
Durante o evento, artesãs da Economia Solidária tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, enquanto grupos artísticos locais como o Jazz do Centro Cultural e a Companhia de Dança Jéssica Azevedo encantaram o público com suas apresentações. A SECEC-RJ também apresentou suas políticas culturais, incluindo a Lei de Incentivo à Cultura do Estado, abrindo espaço para esclarecimentos e diálogo com os presentes.
O encerramento do encontro foi marcado por apresentações vibrantes de capoeira e dança, celebrando a diversidade cultural que pulsa na Baixada Fluminense. O evento contou com a presença de representantes das secretarias de cultura de Nova Iguaçu e Nilópolis, além da participação especial do grupo Isanos.
A secretária municipal de Cultura de Japeri, Daniella Beliago, ressaltou o apoio fundamental da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e do vice-prefeito Carlos Januário, além de destacar o importante trabalho desenvolvido pela sua secretaria no fomento à interação, ao compartilhamento e às políticas públicas culturais no município. O vice-prefeito Carlos Januário enfatizou a importância de dar visibilidade a todos os segmentos artísticos: “Apoiamos todos os eventos, sejam gospel, de matrizes africanas, de praças, individuais ou coletivos. Todos precisam ter oportunidade”, afirmou. Ele também expressou sua gratidão pelo apoio do Governador do Estado Cláudio Castro, do Deputado Áureo Ribeiro e da Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros.
Presente no evento, o subsecretário de Cultura do Estado do RJ, Augusto Vargas, nilopolitano de nascimento, emocionou-se com a expressiva potência artística local: “O hino da cidade de Japeri fala de sonhos. O cantor Walle B trouxe uma canção potente, que fala da consciência do povo daqui”, expressou. Vargas também destacou a criação da Subsecretaria de Integração Cultural, com o objetivo de aproximar as políticas públicas da Baixada Fluminense, uma região com mais de 4 milhões de habitantes. A superintendente de Artes da SECEC-RJ, Cristina de Pádula Cattan, reforçou a importância do diálogo com a comunidade cultural: “Esse evento é uma troca. Precisamos ouvir os fazedores de cultura, entender suas demandas e apresentar nossas ações e editais”, analisou.
Criatividade e Resistência na Economia Solidária
O Encontro das Artes também impulsionou iniciativas de economia solidária. A artesã Irenilda Rosa da Silva, moradora de Nova Belém, enxerga na atividade uma oportunidade de garantir renda e visibilidade para mulheres como ela. Ana Lúcia Gaspar, do bairro Marajoara, compartilhou sua experiência como professora de artesanato: “Dou aula no Centro Cultural e nos próximos meses, atenderei duas associações de moradores. O evento é uma chance de mostrarmos nosso trabalho e sermos valorizadas”, contou.
Protagonismo dos Artistas Locais
Artistas da cidade tiveram um papel central no evento, como o cantor Walle B, que expressou sua honra em participar e levar sua música e arte como artista independente de Japeri. A atriz e presidenta do Grupo Código, Carol França, celebrou a realização do encontro em sua cidade natal: “É uma felicidade imensa ver Japeri como uma das cidades a receber esse encontro tão importante para a cultura local", destacou.
COMENTÁRIOS