A noite da última sexta-feira (16) foi pura animação e nostalgia na Academia da Saúde do bairro São Jorge, em Japeri. O projeto Viver com S...
A noite da última sexta-feira (16) foi pura animação e nostalgia na Academia da Saúde do bairro São Jorge, em Japeri. O projeto Viver com Saúde promoveu o evento "Que onda, que festa de arromba", uma celebração do mês das mães e da família ao som contagiante dos anos 60.
A Academia da Saúde se transformou em um verdadeiro salão de baile retrô, com decoração temática que transportou os presentes para a época da Jovem Guarda e do rock ’n’ roll. Um painel com capas de discos de artistas como Elvis Presley e Roberto Carlos serviu de cenário para a festa. A equipe e os frequentadores capricharam nos figurinos, com lenços coloridos, óculos estilosos, coques altos, camisas listradas e os clássicos vestidos rodados de bolinha.
O educador físico José Eduardo, ídolo da melhor idade, e a professora de zumba Renata Santana conduziram a animação, mostrando que atividade física também pode ser muita diversão. “Aqui a nossa integração é total. Mostramos que atividade física também é diversão”, explicou José Eduardo, ao lado de Renata, que complementou: “Resgatamos músicas que marcaram a juventude de muita gente e, ao mesmo tempo, adaptamos coreografias para alcançar a todos; e cada um faz no próprio ritmo”. A professora Renata também estava vestida a caráter para a festa.
Aula de Saúde com Viagem no Tempo e Diversão Pedagógica
A programação da noite incluiu um animado aulão de twist, onde os professores ensinaram passos simples para acompanhar clássicos como "Banho de Lua" e "La Bamba".
Dona Maria José, de 73 anos, expressou sua alegria em reviver os tempos da juventude: "Os professores dessa vez vão aprender com a gente sobre como dançar um rock. Estamos suando e dando muitas risadas relembrando os tempos da nossa mocidade. E agora temos celulares para registrar cada momento da nossa festa. Naquela época o retrato era caro e as lembranças ficaram todas na memória e em poucas fotografias. Hoje vamos chegar em casa e mostrar aos netos". Ana Maria, de 67 anos, também se emocionou: "Memórias que mexem com o coração".
A coordenadora Fabiana Oliveira explicou que o evento foi cuidadosamente planejado para ir além do entretenimento: "As dinâmicas da 'dança da laranja' (feita com bola), 'complete a música' e 'adivinhe a mímica', possuem um viés que vai além da diversão: são pedagógicas, pois exercitam a memória, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. Mas, para eles, é só uma onda, uma festa de arromba". A coordenadora agradeceu o apoio de toda a equipe e da gestão municipal na realização do evento.
A gestora finalizou, reforçando o papel da Academia da Saúde como espaço de convivência e bem-estar: "Nosso objetivo é mostrar que a Academia da Saúde é um espaço de convivência que promove o bem-estar acima de tudo. E hoje eu acredito que vale mesmo a máxima dos velhos rockeiros: a gente não para porque envelhece; a gente envelhece porque para".
COMENTÁRIOS